Estudar - Aprender - Amar


Atividades desenvolvidas nas aulas de Ciências pelos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino da cidade de Miguel Calmon - BA, orientados pela professora Érica Pinto.

sábado, 30 de julho de 2011

Aula de Campo - ETA (Estação de Tratamento da Água) do França Cap. Nominal 114 l/s

Turma de 5ª série do Colégio Ronan Oliveira Mota em visita à Estação de Tratamento da Água, situada no distrito do França (Piritiba-BA), a qual abastece três cidades: Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo.

Os alunos aprenderam os procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável.

Com os estudantes, Robson, funcionário exemplar da Embasa que sempre nos recebe com muita disponibilidade e atenção. Aqui é a  "Casa da Química" onde ocorrem vários processos, dentre os quais podemos ver as tinas de polímero, responsável pela floculação da água.

  Em seguida, os processos de fluoretação (é aplicado flúor na água para previnir a formação de cárie dentária em crianças até os 14 anos de idade) e clareamento da água com sulfato de alumínio, o qual serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

 Além do polímero, do flúor e do sulfato líquido de alumínio, a água também recebe uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio, um procedimendo que serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

 Tanques de Floculação: nesses tanques as substâncias químicas que foram colocadas na água funcionam como uma cola onde grudam as sujeiras sólidas, formando grandes flocos. Assim a água floculada vai para o tanque de decantação.

 No tanque de decantação a água fica livre da sujeira "mais grossa", pois, por ser mais densa que  a água esta sujeira desce para o fundo do tanque, onde se deposita. A água então passa para o tanque de filtração.
 O tanque de filtração é o local onde há filtros muito grandes, formados por várias camadas de cascalho e areia. Conforme a água vai passando pelos filtros, as impurezas vão aderindo aos grãos de cascalho e areia. Aí a água continua passando e sai por uma abertura que tem no fundo deste tanque e segue para o tanque de cloração.

Na casa de cloração é onde estão as válvulas que controlam a quantidade de cloro que vai pra água. Lembrando que atualmente o cloro que é utilizado é o clorogás, e este vai finalizar o processo de tratamento da água na Estação. A cloração é o único processo que elimina os microorganismos causadores de doenças.

A água tratada vai para o reservatório onde é distribuida para as cidades através de bombas elétricas.
Os alunos foram observar ainda, a liberação de resíduos do tanque de decantação.

E olha só a cor da água! rsrs

Espero que você tenha aprendido também um pouco sobre todo esse processo que a água passa até chegar às torneiras de nossas casas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário